29 maio 2018

10 Dicas para economizar dinheiro

Passam os dias, meses e anos e a vontade de economizar e ver "dinheiro sobrando" para realizar um sonho, quem sabe uma viajem, ou até mesmo um objetivo maior, só vai ficando no pensamento? Até quando vai esperar para conseguir realizar esses sonhos que dependem de dinheiro e planejamento? 
Pensando nisso, reuni essas 10 dicas que eu uso no meu dia a dia, para ajudar você alcançar seus objetivos! 


1 - ANOTE TODAS AS SUAS DESPESAS

Não venha me dizer que você decora todos os seus gastos, isso é bem pouco provável! Quando eu falo anotar tudo, é tudo mesmo! padaria, gastos com combustível, lanchinhos, etc. Anote TUDO!!! Vale usar o bloco de notas do celular e depois transferir tudo para sua planilha de controle de gastos (não tem uma planilha? tenha!);

2- EVITE USAR CARTÃO DE CRÉDITO SEM NECESSIDADE 

Cartão de crédito deve ser usado com planejamento! Eu uso cartão para quase todos os meus pagamentos, para poder acumular milhas... mas e aí? Todos os meus gastos eu planejo antes, até mesmo os abastecimentos do carro, então, tudo isso está previsto antes de entrar na fatura do cartão. Eu não tomo decisão de comprar uma calça por exemplo, quando estou passeando. Todo gasto com cartão de crédito deve ser pensado antes!

3- PANEJE COMPRAS, NÃO COMPRE POR COMPRAR

Como dito anteriormente, planeje!  Quer comprar um eletrodoméstico? anote, quer comprar uma roupa? anote, precisa de uma reforma pequena na casa? anote!!! Depois faça sua lista de prioridades e veja o que precisa ser feito ou comprado primeiro. Pense, repense e depois compre.

4-  NÃO OLHE E-MAILS DE OFERTAS E ENCARTES DE LOJAS

A não ser que seja para pesquisar um item específico da sua lista de prioridades de compras. Não faz sentido, para quem quer organizar finanças, abrir e-mails com promoções e ficar passeando por sites de compras. Se você precisa mesmo, essa necessidade virá no seu dia a dia, ninguém precisará te oferecer, você mesmo irá pesquisar.

5- USE CUPONS DE DESCONTO 

Toda compra que eu faço online, eu pesquiso antes se existe cupom de descontos! Hoje em dia existem uma gama enorme de sites que oferecem cupons, um exemplo é o Cupom Válido que reúne diversas categorias de lojas, vale a pena pesquisar lá antes de efetuar sua próxima compra. Dica bônus para compra online: compre na loja online e retire em loja física, além do valor na maioria das vezes ser menor, você pode usar cupom de desconto! Que beleza né?! Fiz isso recentemente e consegui um desconto de quase 80,00 reais.

6- APRENDA A DIZER NÃO

Não panejou sair do fim de semana e essa saída vai ultrapassar o orçamento para o lazer? diga NÃO. Busque outras alternativas para se divertir, até ter margem financeira para isso.

7- ECONOMIZE ENERGIA ELÉTRICA E ÁGUA

Banhos mais curtos, apagar a luz ao sair de um ambiente, lavar roupas em dias e horários programados. Tudo isso colabora para baixar essas contas e aliviar nosso orçamento.

8- REVEJA SEUS PACOTES DE SERVIÇOS E PLANO DE CELULAR

Você usa todos os benefícios do seu pacote de TV? Precisa de toda internet que sua operadora de telefone oferece? Analise e corte o que não for necessário. Outra coisa para observar é o valor da sua taxa bancária, se você não usa o serviço, peça um pacote básico, por exemplo uma "conta essencial". Tudo isso ajuda no final do mês.

9- EVITE DESPERDÍCIOS: PLANEJE QUANTIDADE DE ALIMENTOS

Já parou pra calcular quanto custa aquela cenoura que ficou velha na geladeira? o alface que murchou? o arroz que estragou antes de ser consumido?
Planeje a quantidade de comida a ser comprada e também preparada. Desperdiçar é jogar dinheiro fora!

10- TENHA UMA VIDA SAUDÁVEL

O que ter uma vida saudável tem a ver com economia? Sendo saudável, você teoricamente fica menos doente, gasta menos com remédios e tratamentos.



Espero que essas dicas ajudem  você a iniciar uma nova fase na sua vida!


Com carinho 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google Analytics Alternative